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Publicado em 23 de setembro de 2024
Diário do Comércio

O varejo brasileiro sempre torceu o nariz para as plataformas asiáticas de compras on-line. Mas isso realmente é passado:  grandes marcas estão cada vez mais se rendendo à Shopee para criar lojas oficiais de seus produtos, e ampliar sua visibilidade junto aos consumidores onde quer que eles estejam.

O marketplace de Singapura alcançou no início do segundo semestre deste ano mais de 700 marcas parceiras com lojas oficiais dentro da plataforma, reforçando sua crescente relevância para empresas e consumidores.

Uma das principais vantagens é o preço, com descontos que podem chegar até 75% em campanhas promocionais das próprias marcas. Entre elas estão Havaianas, Hering, Cacau Show, Grupo L’Oreal, PneuStore, Imaginarium, Disney, Nintendo, Nívea, LG, Mondial, Tec Toy, Lego, entre outras.

Dados do Relatório Setores do E-Commerce do Brasil, da Conversion, mostram que a gigante asiática superou a Amazon em acessos, e se tornou a segunda maior plataforma de compras on-line do Brasil, atrás apenas do Mercado Livre. O tráfego da Shopee registrou mais de 230 milhões de visitas no País em agosto, com uma alta de 27,6% desde janeiro.

A plataforma proporciona uma visibilidade diferenciada com uma página exclusiva para as marcas e sua aproximação com o consumidor on-line. Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios da Shopee, conta que a experiência de compra do usuário é fácil e segura, e as marcas parceiras contam com diversas vantagens, como cupons de desconto e ofertas exclusivas aos consumidores.

“Estamos muito satisfeitos em reunir tantas marcas importantes e diversificadas. Esse feito reforça a posição da Shopee como um dos principais destinos de compras on-line, oferecendo uma vasta gama de produtos e garantindo a variedade, a confiança e a qualidade que os consumidores procuram”, afirma. 

MARCAS DE SUCESSO

E o que as marcas já consolidadas ganham em estar na Shopee, sendo que elas podem ter (ou já têm) seus próprios e-commerces? A resposta para isso é visibilidade e diversificação, ou seja, estar onde o consumidor está.

Sergio Pião, diretor de e-commerce do Grupo L’Oréal no Brasil, explica que as lojas do grupo na Shopee - L'Oréal Paris, Maybelline NY e Garnier - são oficialmente geridas pelas próprias marcas. Isso proporciona uma comunicação direta com os consumidores que as seguem, fortalecendo assim o relacionamento de forma mais próxima e personalizada.

Essas lojas oficiais funcionam também como uma plataforma educativa, permitindo aos consumidores conhecerem melhor os produtos e suas vantagens por meio de live - o que enriquece a experiência de compra, diz o executivo do Grupo L’Oreal.

“Nossas lojas oficiais oferecem segurança com produtos 100% autênticos, devoluções gratuitas em até 30 dias, frete grátis em diversas ocasiões e benefícios exclusivos para membros. Elas são facilmente identificáveis por um selo especial na página de pesquisa de produtos e na página da loja, garantindo autenticidade e reforçando a confiança na compra”, conta.

OMINICANALIDADE

Já a Havaianas, do grupo Alpargatas, informou ao Diário do Comércio que, apesar de ter um e-commerce bem estruturado e de sucesso, a marca vê significado em manter uma loja oficial na Shopee.

E justifica isso com o conceito de que quer estar presente nas conversas e locais em que seus consumidores estão, para elevar a conexão das pessoas com a marca e proporcionar as melhores experiências. 

“A Shopee foi escolhida como um canal estratégico para alcançarmos consumidores do marketplace que valorizam rapidez e praticidade nas compras on-line. A loja da Havaianas na Shopee oferece benefícios especiais para os usuários do aplicativo”, informou, por meio de nota.

A empresa acrescenta que os benefícios oferecidos aos clientes engloba os 30 dias para devolução, cupons exclu ivos e uma ampla variedade de itens, como chinelos femininos, infantis e masculinos, roupas femininas, bolsas, mochilas e acessórios.

Hoje, a loja virtual da Havaianas na Shopee se destaca como uma das maiores em número de seguidores, com uma base de mais de 360 mil seguidores, segundo informou a companhia.

No início deste mês, a Shopee ampliou sua seção Lojas Oficiais com a recente inclusão de grandes marcas como LG e Mobly. A LG colocou toda a sua linha de produtos à venda na plataforma asiática, como TVs, áudio e vídeo, equipamentos de informática, condicionadores de ar e eletrodomésticos.

Já a Mobly traz seu portfólio de móveis e produtos de decoração. “A Shopee foi escolhida como uma parceria estratégica para expandir a presença digital da Mobly, visando aumentar o alcance da marca e proporcionar uma experiência de compra mais acessível e eficiente para os consumidores. A parceria reforça o compromisso das partes em oferecer excelência no atendimento e boas ofertas em móveis e decoração”, destaca Ricardo Pupo, coordenador de marketplace da Mobly.

SEM COMPETIÇÃO

A ideia de vender em marketplaces, mesmo tendo um e-commerce próprio, é uma estratégia das marcas para buscarem visibilidade. Para o escritor e especialista em gestão estratégica e vendas, Sandro Magali, a Shopee, por exemplo, tem uma audiência muito importante no Brasil, e as marcas querem estar onde os consumidores estão.

“Não se trata de competição. As lojas oficiais nas plataformas são vistas apenas como mais um canal de vendas. Além disso, estar integrado a todas as plataformas - e aqui eu não me refiro só a Shopee, mas a todos os marketplaces -, é uma das soluções para que as varejistas, sobretudo de menor porte, continuem sobrevivendo e se integrando ao meio digital.”

Magali destaca que é evidente que, além desse caminho, a empresa que cria uma loja oficial na Shopee quer fortalecer sua marca, e fortalecer seus próprios canais de vendas como o presencial, inclusive, perante o seu consumidor.

“É necessário encarar como um dos seus canais de venda, e não como o único canal. E a plataforma asiática tem muita visibilidade devido à sua audiência - o que é muito válido para as marcas”, finaliza.

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