Fale conosco
Publicado em 05 de dezembro de 2024
Jornal Contábil

Se ao consultar o CNPJ no site da Receita Federal e a situação da organização aparecer como inapta é preciso entender a origem disso.

O primeiro passo para quem busca o que fazer com o CNPJ inapto é verificar quais são as pendências e identificar as declarações emitidas no site da Receita Federal.

A regularização só será possível com a entrega dos documentos ou escriturações omitidas. 

Mas você não tem a mínima ideia do que se trata e nem como regularizar a situação? Então essa leitura a seguir é para você. 

O que é um CNPJ inapto?

Um CNPJ inapto é aquele que deixou de prestar informações essenciais, como documentações ou relatórios obrigatórios para a Receita Federal, e, portanto, a empresa está incapacitada de realizar transações comerciais.

Diante disso, fazer negócios com uma empresa inapta oferece riscos às organizações que buscam fornecedores confiáveis e transparentes, já que não há garantias fiscais e legais de que os negócios serão cumpridos.

Quais são as restrições de uma empresa com CNPJ inapto?

Dentre as restrições para as empresas inaptas estão:

Ou seja, a empresa inapta não pode cumprir com as suas atividades regulares, pois não é capaz de emitir notas fiscais, realizar operações comerciais ou movimentar contas bancárias.

Outro ponto é que o empreendedor pode perder o CNPJ e ter o seu negócio inscrito no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (Cadin), uma espécie de lista de inadimplentes fiscais que impede organizações privadas de funcionarem.

Além disso, um CNPJ inadequado traz prejuízos financeiros e de imagem para o estabelecimento em questão e também para aqueles que fazem negócios com ele. Por isso, é preciso seguir as normas e legislações vigentes na área e regularizar a sua condição, caso necessário.

Qual a diferença entre CNPJ Inapto e Inativo?

O CNPJ de uma empresa fica inativo quando ela fica um mês sem realizar nenhum movimento ou atividade, como operacional, patrimonial e financeira. O mesmo ocorre quando a empresa tiver tributos devidos de anos anteriores ou multas em aberto por não entregar as obrigações acessórias.

Nesse sentido, é importante destacar que Inativo e Inapto são dois tipos diferentes de situação. Às vezes, a falta de atividade pode fazer com que a empresa receba a classificação como Sem Movimento. Porém, o CNPJ Inapto é mais grave e implica em problemas maiores.

Como regularizar um CNPJ inapto?

Para evitar a intimação e as multas, o empreendedor precisa regularizar a situação apresentando um relatório de pendências, onde tudo que foi emitido nos últimos 5 anos deve ser identificado.

Depois, você deve cumprir as seguintes etapas:

  1. Acessar o portal e-Cac;
  2. Consultar pendências fiscais e tributárias que levaram à inaptidão do CNPJ;
  3. Entregar as declarações em atraso apontados pela Receita;
  4. Cumprir com as obrigações fiscais;
  5. Acompanhar o status de regularização do CNPJ;

Com o CNPJ regularizado, a empresa pode voltar a funcionar sem empecilhos e empreender sem medo.

 
Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias